Num canto, um gigante verde que fica mais forte à medida que fica mais furioso. No outro canto, um deus do trovão com seu martelo místico que pode controlar o clima e lançar raios. A rivalidade entre Hulk e Thor remonta à criação do deus do trovão, quando Stan Lee disse que sua inspiração para criar sua versão do deus viking foi o fato de que somente um deus poderia ser mais forte que o Hulk.

O Primeiro Combate: The Avengers 3 1963

Hulk se voltou contra os Vingadores e seus companheiros estavam tentando controlá-lo. Os Vingadores rastrearam o gigante esmeralda até o novo Mexico.

A primeira luta entre Thor e Hulk terminou rapidamente quando Thor atacou Hulk no trem, mas Hulk rapidamente rasgou alguns trilhos da ferrovia para amarrar Thor e escapou.

Posteriormente, Namor contatou Hulk e se ofereceu para formar uma equipe, já que ambos compartilhavam um ódio mútuo pela raça humana. Os dois atacam Thor ao mesmo tempo, numa tentativa de derrotar o deus. Hulk tenta tomar o Mjolnir de Thor puxando-o das mãos do deus, mas o encantamento não permitiu que o mesmo seja levantado.

O combate termina quando outros vingadores chegam e Hulk volta a forma normal. Por ter dominado, fisicamente, dois adversários extremamente fortes ao mesmo tempo Thor levou vantagem nesse combate com o Hulk.

TESTE DE FORÇA: JOURNEY INTO MYSTERY 112 (1965)

Nessa edição Thor conta para algumas crianças a respeito de um combate mano-a-mano contra o Hulk que ocorreu durante os acontecimentos The Avengers 3 (1963), mas que ninguém foi testemunha.

Durante o combate os dois se enfrentam, quando todos estavam ocupados, mas Thor tinha evidente vantagem contra o seu adversário por causa dos poderes do seu martelo.

Então o deus nórdico pede ao seu pai Odin que desative o encantamento do martelo por cinco minutos para que possa testar sua força física contra um adversário muito forte.

O que acontece em seguida é um combate limpo de punhos contra punhos.

O combate termina quando a caverna desaba encerrando o mesmo sem definir um vencedor, decretando um empate.

O TRIO TITÃS: SUB-MARINER 35 (1971)

o Hulk fazia parte de uma equipe chamada Trio Titãs, composta por ele mesmo, o Surfista Prateado e Namor, o Príncipe Submarino. Os três eram alguns dos seres mais poderosos do universo Marvel, que se uniram para impedir que a ONU ativasse uma “estação meteorológica nuclear” experimental, pois os cientistas de Namor acreditavam que o uso da máquina destruiria a Terra. Quando os Três Titãs apareceram as Nações Unidas chamam os Vingadores.

O combate entre as equipes se inicia com o Hulk se engalfinhando com o Thor para outra batalha.

Thor deu o primeiro golpe com Mjolnir.

Mas o Hulk o acertou de volta com tanta força que Thor deixou cair o martelo, ficando estatelado no chão e com apenas um minuto antes de voltar a ser o Dr. Donald Blake.

Felizmente uma trombeta do exército de Namor distraiu o Hulk por tempo suficiente para que Thor pudesse derrubá-lo e assim recuperar seu martelo.

Em outras circunstâncias um empate seria justo, mas como o Deus do Trovão foi salvo por um golpe de sorte, pois o Hulk o colocou em uma situação onde alguns segundos o separavam de sua derrota, a vantagem nesse combate foi do Golias Verde.

OS DEFENSORES:  DEFENDERS 10 (1973)

Thor deu o primeiro golpe com Mjolnir e Hulk fica atordoado. Ele respondeu quebrando o chão, jogando Thor no ar e o mandando voando com outro soco.

Os punhos dos dois se chocam. Thor esmaga Hulk contra o chão ao que o Gigante Esmeralda puxa capa de Thor com tanta força que o faz girar como uma broca perfurando o solo.

Quando Thor escapa, arrebentando o chão, a luta chega no seu climax, quando os dois se esforçam para subjulgar o outro numa demonstração de pura força. Eles não conseguiram mover um ao outro, permanecendo assim por mais de de uma hora. A luta termina quando os Defensores chegam.

Se pode dizer que essa luta terminou empatada, pois nenhum dos lutadores conseguiu quebrar a situação de equilíbrio de forças.

DESCARRILHAMENTO: THE INCREDIBLE HULK 255 (1980)

Hulk estava vagando pela cidade de Nova York na ponte George Washington, lutando contra a polícia e causando estragos quando voltou a ser Banner e se escondeu em um vagão de trem. Quando um trem quase atinge Banner, o estresse o transforma volta em Hulk, o que atraiu a atenção do Dr. Donald Blake, que convocou seu alter ego Thor para parar o gigante.

Hulk como sempre não quer saber de conversa e ataca Thor sem nenhum motivo, prendendo o deus com trilhos de trem.

Thot reage rapidamente rompendo sua prisão e mandando o Hulk voando com uma martelada.

A lua entre os dois progride até que Hulk bate no Thor e o combate se desenrola dentro de um túnel.

Hulk arremessa uma van em Thor, que desvia, mas o teto do túnel é atingindo em cheio. Thor para o combate para impedir a inundação e salvar a vida dos inocentes.

O ultimo ataque do Hulk fez com que Thor derrubasse o martelo. Thor reverte para forma do Donald Blaike, ficando a mercê do Hulk, que perde o interesse no combate.

Mais uma vez a fraqueza do encamento, que liga Thor ao Mjolnir e a forma de Blake, prejudica o desempenho do deus no combate. Isso aliado com a imprevisibilidade do Hulk deram a vitória ao gigante gama.

PESADELO: THE INCREDIBLE HULK 300 (1984)

Nessa fase das histórias do Gigante Esmeralda a mente do Dr. Bruce Banner havia ganhado pleno controle do Hulk. Ele poderia se transformar em Hulk sem nenhuma mudança de personalidade com pleno controle sobre seus poderes. Seus problemas com o monstro verde pareciam ter terminado e o Hulk passou a ser encarado pela sociedade mais como um herói do que uma ameaça pública… ao menos por enquanto.

O inimigo do Dr. Estranho, Pesadelo, atacou sutilmente a mente de Bruce durante meses, fazendo, paulatinamente, que o delicado equilíbrio que garantia controle de Banner sobre o Hulk fosse definitivamente perdido. No final do processo o gigante esmeralda irrompeu totalmente do controle de Banner em uma fúria desmedida jamais vista antes, destruindo a cidade de Nova York em uma selvageria animal. Homem-Aranha, Tocha Humana, Luke Cage e Punho de Ferro, um esquadrão da S.H.I.E.L.D. e os Vingadores todos vieram voando para tentar detê-lo.

Hulk os afastou rapidamente, deixando apenas Thor com força suficiente para enfrentar o Hulk.

A luta entre os dois atravessou a cidade e chegou ao Central Park, onde, após ser arremessado, Hulk pega sua própria estátua de adamantium para arremessar contra Thor. Thor a atinge Mjolnir na estatua com tanta força que causa ondas de choque por quarteirões.

Esta luta também termina em empate, já que logo em seguida o Dr. Estranho finalmente bane o Hulk para outra dimensão dando início assim ao arco do Hulk na Encruzilhada.

PUNHO CONTRA PUNHO: THE MIGHTY THOR 385 (1987)

A história começa com o Hulk destruindo a maior parte de uma floresta até chegar a uma cidadezinha. Thor chega na pequena cidade, para confrontar o Hulk, mas há algumas diferenças significativas entre esta luta e as que ocorreram antes.

A luta se desenrola com evidente vantagem para o asgardiano, que deixa Hulk no chão sangrando.

Após esta e todas as lutas anteriores o Hulk sabia que a posse do Mjolnir dá uma grande vantagem ao deus do trovão. Foi por isso que o Hulk teve a ideia de manter manter uma mulher como refém até que Thor soltasse seu martelo mágico.

O que acontece a seguir é uma batalha intensa onde, pela primeira vez, Thor acaba sendo claramente superado pelo Hulk.

Thor ficou derrotado e ensanguentado pela fúria do Hulk, que quase destruiu a cidade, mas continuou lutando.

Enfrentando a ameaça de derrota, Thor chamou seu martelo de volta, o que fez o Hulk pular para longe e escapar.

O resultado do combate, na trocação franca em iguais condições, pendeu em favor do Hulk.