Blue Protocol, foi lançado no Japão no mês passado, mas as coisas estão demorando um pouco mais para o lançamento internacional, e parte disso parece ser devido as censuras de localização.

Em uma entrevista recente com o Blue Protocol Database, o site conversou com Mike Zadorojny, o responsável pela franquia, sobre o lançamento em inglês através da Amazon Games.

Falando sobre a censura na versão ocidental Zadorojny admitiu que haverá modificações no conteúdo para alcançar uma classificação “adolescente”, como a remoção do botão de “Física Jiggle” (de balançar os seios) na criação de personagens.

Pergunta: Vamos começar com a primeira pergunta. A censura é um assunto muito importante no ocidente. Você pode confirmar se elementos do jogo serão alterados em Blue Protocol para se adequar à cena ocidental? Se sim, você pode explicar mais sobre esse assunto?

Resposta: Então, vou falar em um nível mais geral em termos dos objetivos do que estamos tentando alcançar e depois entraremos em detalhes específicos. Acredito que a censura acontece de diferentes formas e o nível de censura é geralmente onde encontramos desacordos dentro da comunidade.

Em termos gerais, quando falamos de censura em Blue Protocol, queremos trazer a visão de Shimooka-san para o jogo e para os jogadores ocidentais. No entanto, existem aspectos que precisamos considerar do ponto de vista cultural, legal e regulatório. Queremos que o conteúdo e os eventos sejam os mesmos, sem alterações. Quando falamos de mudanças, estamos pensando em tornar o jogo acessível para o maior número possível de pessoas. Estamos visando uma classificação T, já que se trata de um jogo de anime, e geralmente falando, os animes são mais adequados para o público adolescente, a menos que você comece a ir para certos extremos. Este jogo realmente não se inclina para esses extremos.

As mudanças gerais que estamos considerando são: “como podemos abordar este jogo?”. Uma das mudanças que faremos no ocidente, especificamente no menu de criação de personagens, é que as personagens femininas não terão mais o botão de animação física disponível. Essas são as mudanças que são culturalmente aceitas no Japão e que eles fazem em seus títulos. No entanto, no ocidente, isso pode ser desconfortável para nossos jogadores, e é aí que vamos intervir para fazer uma pequena alteração.

Outra mudança que já discutimos, que os jogadores já viram, é fazer algumas alterações nas roupas dos personagens infantis para tornar algumas roupas menos reveladoras. Essas coisas não necessariamente vão afetar a experiência de jogo ou a história que está acontecendo. Mas, em geral, faremos com que quando os pais ou amigos estiverem jogando com outros adolescentes, eles não sejam retirados do ambiente ou perspectiva do jogo.

Então, em termos de censura, novamente, estamos analisando o que precisamos atender em relação aos requisitos de todas as entidades, os requisitos legais do país e os regulatórios. Estamos tentando evitar censurar particularmente o que o jogo ou a história são, pois queremos que a visão seja a mesma da versão japonesa para o ocidente.

Em suma as mudanças serão nas roupas das personagens femininas e na animação dos seios das personagens que será excluida (entre outras).

O usuário do Twitter, Zakogdo, fez uma postagem sobre os detalhes que serão modificados:

Blue Protocol será lançado no Ocidente para PS5, Xbox Series S/X e PC.

Com informações de